top of page

Novo Aquaman - Reboot da DC Comics

Por Marcos Queiroz

HQ's!

Olá, amigos
Venho aqui com minhas humildes linhas para tecer elogios á um personagem até então muito subestimado, mas agora com moral e dignidade resgatadas. Ele, o rei dos mares, Aquaman.
Criado por Paul Norris e Mort Weisinger, surgiu na revista “More Fun Comics” em 1941,faz parte da “Era de Prata” das Hq’s, fase que inclui Superman, Batman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde,fase essa iniciada a partir da criação da Liga Da Justiça da América.
Nosso querido herói vem sofrido muito com o decorrer dos anos com muitas piadas a seu respeito, sempre tendo sido colocado em jogo seu real valor como herói solo e membro da Liga. Piadas com o fato dele só funcionar debaixo da água, ou seu único poder que é o dom de se comunicar com outros peixes. Apesar de nosso paladino ter outros poderes além desses citados, ele nunca teve por parte dos fãs o tratamento adequado a um herói.
Ele já foi vitima de piadas até em programas de TV como “Family Guy”(figura carimbada em varias tiradas da série), no “Saturday Night Live”,”Frango Robo” e até no “Big Bang Theory”.
Mas, como todo mundo tem salvação e uma segunda chance nessa vida, a luz no fim do túnel para Aquaman veio no reboot de sua editora, a DC Comics,onde todos os heróis foram repaginados,tudo começando do zero,personagens ganhando novos visuais,uma atualização em suas origens e até mudanças em seus poderes e com o Rei dos mares não foi diferente.
Na atual fase da DC, Aquaman consegue ser a revista mais vendida atualmente da editora americana, pois tais mudanças foram tão significativas, que fizeram surgir uma nova onda de leitores para o gibi do herói, eu mesmo me considero um desses seguidores.
O interessante da nova série é o fato dele ter de confrontar com a total desconfiança das pessoas e também dos próprios membros da Liga. Ao contrário dos quadrinhos que antecederam a reformulação da DC, em sua revista,as tais piadas feitas em vários meios de comunicações são citadas com uma certa freqüência e o mais interessante é o simples fato do personagem procurar provar o oposto das questões em que ele é envolvido. Sempre que uma missão de Aquaman é concluída, alguém vem questionar, estranhando o fato de ter sido ele o responsável por algum tipo de salvamento ou coisas do gênero.

















































Suas aventuras na verdade não acontecem geralmente nos oceanos, como era visto com freqüência em suas aventuras solos ou com a Liga, e sim em terra firme. Aqui na Hq, Aquaman ou Artur Curry, é filho de um humano com uma habitante dos mares,daí a origem de seus poderes. Seus pais ao se conhecerem, se apaixonaram e deram luz ao jovem Aquaman, porém sua mãe teve de voltar ao Reino de Atlântida e deixou a criança com os cuidados do pai, Artur ao se tornar adulto decide ir até o reino e tomar seu direito como rei de Atlântida, mas o mesmo decide voltar para terra firme e seguir sua vida ao lado dos humanos e aqui mesmo atuando a favor da humanidade.

Suas aventuras têm sido bem interessantes, pois vários pontos sobre sua origem, parábolas, antigos inimigos e parceiros de lutas tem sido abordados dando um ar de mistério ao passado de Aquaman e dando a impressão de ser alguém que vale a pena ter seu passado descoberto e com abordagens como essas em suas historias o torna a revista mais vendida do momento pela sua editora.
Fica aí a dica de leitura, um subestimado personagem que aqui ganhou um respeito que havia sido perdido por décadas e um espaço significativo no concorrido mercado das HQs americanas.



Você aguentaria levar um soco do Super-Homem?

O Super-Homem é um dos heróis que leva mais a sério a questão dos poderes especiais. Afinal, um homem cujo limite da força depende apenas da criatividade e da vontade do roteirista que estiver no controle da série não poderia deixar de ser temido justamente por essa razão.

Claro que o Homem de Aço da DC Comics não passa de um personagem fictício, que teve origem nos quadrinhos e depois ganhou as telonas, telinhas e games em todo o mundo. Mesmo assim, quem nunca imaginou o que aconteceria se uma criatura ilimitadamente poderosa dessas pudesse existir sobre o nosso planeta? Para ser mais preciso, se o alter ego herói de Clark Kent realmente estivesse andando sobre a Terra, o que aconteceria se ele resolvesse dar um soco em um ser humano normal?

Para responder a uma questão tão hipoteticamente complexa dessas, precisaríamos de pessoas altamente especializadas em Física e em quadrinhos. Por sorte, o canal do YouTube de Vsauce3 tem justo o que é preciso para calcular de uma maneira bastante próxima à realidade o que aconteceria se o Super Homem resolvesse dar um soco na sua cara.

A Física permite?

Para começo de conversa, vale mencionar que o mais recente game de luta envolvendo o personagem da DC chama-se Injustice: Gods Among Us. Neste título, o Homem de Aço possui a capacidade de socar um inimigo uma única vez, fazendo com que ele voe até a estratosfera. Então, a partir disso, vamos estabelecer que uma única lei da Física moderna não pode ser quebrada: nenhum corpo consegue atingir a velocidade da luz.

Portanto, suponhamos que o super-herói é capaz de se mover a 99% dessa velocidade, ou seja, a 296.794.533 m/s. Dessa forma, contando que o Homem de Aço tenha o tamanho de uma pessoa normal um pouco maior que a média, um punho fechado dele deve contar com uma massa de 300 gramas. Dessa forma, podemos calcular que, movendo-se a 99% da velocidade da luz, a energia liberada por um “supersoco” seria de 19 x 1016 (190 quadrilhões) de joules.

Esse valor é 2.800 vezes mais poderoso do que uma bomba nuclear idêntica à que foi atirada sobre a cidade japonesa de Hiroshima. Em outras palavras, uma das bombas nucleares mais poderosas já imaginadas na história estaria prestes a explodir diretamente em sua cara! Mas o que aconteceria na sequência do soco?

Desintegração atômica!

A energia liberada por um soco do Super-Homem seria tão grande que geraria um calor na casa dos 80 trilhões Kelvin — o que é o equivalente a uma temperatura 5 mil vezes mais quente que a superfície de nosso sol. Além disso, a velocidade do soco seria grande demais para que nossos olhos conseguissem captá-lo. Em outras palavras, você nem seria capaz de enxergar “o que foi que te acertou”.

Seguindo nessa perspectiva, a mão do alter ego de Clark Kent seria capaz de desintegrar seu corpo inteiro em nível nuclear. Ao menor contato com o soco, você iria se liquefazer e a explosão seria grande o suficiente para deixar uma cratera de um quilômetro de raio, com 221 metros de profundidade...

Depois de tantos números assustadores, é melhor nem pensar em tentar atazanar a vida do super-herói... Um soquinho só ia bastar para terminar com qualquer discussão.

 

 

 

FONTES: Vsauce3/YouTube Dvice / Megacurioso

bottom of page